Gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe, capazes de provocar uma reação na tomada de decisão. Não é hipnose ou algo do tipo, nossa mente toma decisões com base em um contexto social e emocional, que podem provocar um sentimento favorável ou desfavorável, por isso é preciso utilizar esta técnica com responsabilidade e foco nos objetivos.
Eles aparecem em anúncios, posts, legendas e textos em geral. Devem ser usados no momento certo de cada negociação.
Você usa gatilhos mentais nos seus conteúdos?
1. Curiosidade
Frases que aguçam a vontade de continuar lendo, por exemplo: você precisa saber o que aconteceu… Vou te contar a coisa mais importante na hora… Não vou guardar esse segredo…
2. Novidade
Quem não gosta de uma novidade? Pessoas adoram conhecer e experimentar coisas novas.
Lançamento! Em primeira mão!
3. Facilidade
Construir frases indicando a facilidade de fazer ou obter algo.
Nunca foi tão fácil… Em apenas 1 clique…
4.Prova Social
Uma maneira de aguçar a necessidade do indivíduo de ser aceito e conviver bem em grupo. É convencer de que ele precisa de um produto/serviço para fazer parte de um grupo ou comunidade. Aqui pode ser utilizado frases como: Seja um dos mais de xxx clientes… Confira o depoimento…
5. Escassez
É basicamente incitar a sensação de perda, induzindo seu lead/cliente a ficar com medo de ficar sem o produto ou serviço. Segue alguns exemplos: Última semana… Você tem até x horas… Últimas vagas…
6. Afinidade
Crie afinidade mostrando que já passou pelo mesmo problema ou “dor” dos seus seguidores.
7. Autoridade
Mostre sua experiência e conhecimento no que mais sabe fazer para aumentar a confiança de quem está a procura do seu produto/serviço.
A melhor opção para… Referências em… Esse método foi comprovado com mais de x pessoas…
8. Antecipação
Aqui a ideia é mexer com a expectativa em relação ao futuro, criar boas perspectivas sobre o lançamento de um produto ou serviço. Exemplos de como utilizar: Ative as notificações… Inscreva-se para saber em primeira mão…
9. Especificidade
Fazer listas específicas para levar praticidade para quem busca soluções rápidas, facilite a vida dos seus possíveis clientes!
4 atitudes para conseguir… Siga estes 7 passos para…
10. Exclusividade
Nesse gatilho o objetivo é trabalhar a vaidade, de mostrar que pode adquirir algo de valor, de ser único e importante.
Você foi selecionado… Esse conteúdo é exclusivo…
11. Pertencimento
Ninguém vive sozinho, aqui você pode trabalhar o sentimento de comunidade, de fazer parte de um grupo.
Você faz parte… Junte-se a nós…
12. Inimigo comum
Faça com que seus leads/clientes sintam que você passou pela mesma dor ou problema, e que teve uma solução.
Assim como você… Você também sofre com isso?
Os gatilhos mentais podem fazer a diferença na estratégia da criação dos seus conteúdos, criando conexão com a audiência e levando-os mais facilmente para a tomada de alguma ação, como cliques, comentários e compras.
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