7 técnicas brilhantes para ter ideias de conteúdo

7 técnicas brilhantes para ter ideias de conteúdo

Ser constante nas redes sociais é um grande desafio para muitos empreendedores, creators e social medias. Em meio a tantas tarefas do dia a dia, ter insights de conteúdo todos os dias NÃO É FÁCIL!
É um trabalho cansativo, requer criatividade, conhecer sua audiência e ter muita técnica!
Pra te auxiliar nessa missão, separamos 7 técnicas brilhantes para ter ideias de conteúdo.

1 - Tenha um banco de ideias

Uma boa ideia pode surgir na mesa de trabalho ou na fila do supermercado. Por isso, crie um mecanismo para anotar as suas ideias. Pode ser em um caderninho, no bloco de anotações do celular ou em uma ferramenta de gestão de tarefas como o Trello.
Nós aqui da Dizz usamos o Trello porque você pode acessar de qualquer lugar e toda a equipe tem acesso.

2 - Pesquise na internet

Parece óbvio, mas muitos criadores de conteúdo pensam que sabem tudo o que as pessoas estão buscando sobre o tema e acabam não pesquisando na internet.
Não cometa esse erro, faça sempre uma busca no Google. Coloque o termo que define o seu conteúdo e veja as sugestões de busca para saber o que as pessoas estão pesquisando sobre o tema.
Use também o Google Trends, ele mostra os termos mais pesquisados, o interesse ao longo do tempo, por região, assuntos e pesquisas relacionadas.

3 - Pesquise em sites como Answer the public e Ubersuggest

Eles exploram diversas possibilidades de uma palavra-chave, como questões relacionadas, comparações, resultados a partir de uma preposição, etc.
Basta acessar os sites e digitar a palavra-chave, eles mostrarão ideias de conteúdos de acordo com o tema pesquisado.

4 - Pesquise em outras redes sociais

Você pode pesquisar no Pinterest, por exemplo. Ele é muito utilizado para pesquisas, com inspirações dos mais diversos assuntos, crie uma pastinha lá e colete diversas referências sobre os temas que gostaria de abordar.
Você pode frequentar os grupos do seu nicho no Facebook e LinkedIn e ver o que as pessoas perguntam e o que chama atenção delas.
No Instagram você pode criar pastas (que só você terá acesso), para separar os posts que salvar por temas.

5 - Google Alerts

Programe para receber por e-mail resultados de pesquisa sobre termos relacionados ao seu negócio.
Se você usa o Gmail, é só buscar a opção Google Alert, definir cada termo que deseja monitorar, a frequência, idioma, região, etc.. Para receber os resultados.
Assim você estará sempre atualizado sobre as principais notícias dos assuntos do seu nicho e surgirão novas ideias de conteúdo.
Você pode inclusive incluir o nome da sua empresa para receber o alerta sempre que ela for mencionada em algum conteúdo na web.

6 - Escute a sua audiência

Você pode abrir caixinhas de perguntas e ver o que as pessoas gostariam de saber. Depois, transforme em posts as dúvidas dos seus seguidores.
Além de ser uma ótima fonte de conteúdo, é uma oportunidade para você conhecer e se conectar com o seu público.
Outra maneira de conhecer a sua audiência é realizando uma pesquisa. Você pode utilizar a ferramenta Google forms, montando um formulário com as perguntas que quiser, e descobrir os assuntos mais interessantes para o seu público⁣.

7 - Reciclagem de conteúdo

Faça reciclagem dos seus conteúdos, a live que você fez pode se transformar em vídeo para o Feed e da lá você pode tirar vários vídeos curtos para Stories e Reels, por exemplo.
Os Stories podem virar post no Feed, em vídeos ou imagens.
Os posts que tiveram melhor performance podem voltar ao Feed em outros formatos, se era Reels, pode virar um carrossel ou vídeo de 1 min no Feed.
Com o tempo você percebe que é possível produzir mais em menos tempo.

Enfim, para que tudo isso funcione melhor, você precisa de uma boa linha editorial. Ela vai te ajudar a manter o foco e a ser consistente dentro de um assunto principal, assim você não confundirá sua audiência com assuntos distintos e aleatórios.

Só mais uma coisa, Marketing de Conteúdo faz parte da nossa linha editorial, então se esse assunto é importante pra você, confira o que já publicamos em outras redes sociais e acompanhe os nossos conteúdos.

Deixe um comentário