Você já parou para pensar que pode estar perdendo oportunidades no LinkedIn, ou pior, fazendo algo que prejudique a sua reputação? O LinkedIn é a rede perfeita para construção de imagem e para fortalecer relacionamentos profissionais, que podem ser essenciais para a sua carreira. Por isso, você deve estar atento para não se sabotar na plataforma.
Quer usar essa rede da melhor forma? Então confira as 9 coisas que você nunca deve fazer no LinkedIn.
1 - Só compartilhar posts e nunca produzir nada autoral
Quando você se deparar com um post muito interessante para o seu público, deve compartilhá-lo sim, principalmente se ele for para o seu nicho. Mas é importante que você se programe para produzir conteúdos autorais. Eles vão te ajudar a criar reputação e gerar credibilidade.
2 - Criar um perfil ou página da empresa e não atualizar
A Company Page LinkedIn pode atrair um novo público, aumentar o tráfego do seu site, atrair Leads e outros benefícios. Mas isso só vai acontecer se ela for atualizada com frequência e realmente oferecer informações relevantes.
3 - Enviar pedidos de conexão sem estratégia e sem nota
Você não deve simplesmente adicionar alguém sem escrever uma nota. É importante explicar porque você quer conectar com ela e porquê é interessante para ela(e) se conectar com você. Assim como você nunca deve lotar a sua rede de pessoas que não agregam nada para você ou o seu negócio. Evite métricas de vaidade, concentre-se em conexões que ofereçam um relacionamento profissional positivo.
4 - Postar conteúdo e depois sumir - não responder comentários e interagir
Não deixe alguém que quer interagir com você esperando semanas, ou até meses por uma resposta. É importante que você dê atenção para todos, não deixe de responder pedidos de conexão, comentários e mensagens diretas. Pois, cada vez que você interage com alguém, a plataforma mostra o seu perfil para as tuas conexões.
5 - Só postar e compartilhar conteúdo extremamente técnico
O conteúdo técnico no LinkedIn é importante para mostrar o seu conhecimento e “vender” autoridade”, mas costuma engajar menos que outros tipos de conteúdo como recomendações de cursos, livros, ferramentas, os bastidores do seu negócio, histórias, etc. Aproveite todo o potencial dessa rede para impactar as pessoas, mostrando quem você é e o lado “vida real” do seu negócio.
6 - Tentar vender o tempo todo
Transformar o seu perfil em um outdoor não vai te ajudar a vender mais. E se em cada publicação você incluir um CTA de vendas, as pessoas vão ter a percepção que você só está ali para vender. Foque em posts que geram conexão com você e a sua marca. Ofereça conteúdos que realmente tragam benefício à sua audiência.
7 - Só postar prêmios, cursos e certificados - perfil "se achão"
Os posts de conquistas profissionais são importantes para a sua reputação, mas quanto mais sutis eles forem e alternados a outros assuntos, o impacto positivo será maior. Normalmente as pessoas não gostam de quem se exalta demais, existem maneiras de compartilhar conquistas, sem parecer artificial.
8 - Se candidatar a vagas de emprego sem atualizar o perfil
As pessoas que receberem a sua candidatura irão se basear no que encontrarem no seu perfil. Pense que o LinkedIn pode ser o primeiro contato que as pessoas terão de você, então quanto mais completo e atrativo, melhor. Um perfil forte e completo sem dúvidas vai te colocar na frente de outros candidatos.
9 - Ser inacessível - ignorar suas conexões e mensagens
Assim como o perfil “se achão” o inacessível também cria antipatia com as suas conexões. Procure responder suas conexões e mensagens em até 48h. Mostre interesse verdadeiro em ajudar ou se relacionar.
Não deixe esses errinhos atrapalharem a sua imagem nessa rede poderosa para a sua carreira, network e negócios.
Aproveite para criar ou preservar o que o LinkedIn promove como nenhuma outra rede: relacionamentos profissionais!
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