Tendências do Marketing Digital para apostar em 2024

Tendências do Marketing Digital para apostar em 2024

Trabalhar com marketing é um desafio, em meio a constante evolução na área. 

Pensando nisso a equipe da RD Station fez uma parceria com a TOTVS, Exact Sales, Lexos e Tallos para realizar uma pesquisa para entender melhor o cenário nacional  na área de Marketing, e também quais as principais estratégias estão sendo utilizadas por empresas de diversos tamanhos e segmentos.

A pesquisa traz dados de 2023 e contou com mais de 1.600 respostas de profissionais da área, além de bilhões de dados analisados através da ferramenta de automação da empresa.

Vamos conhecer os principais pontos desta pesquisa, e refletir como eles podem ajudar nas estratégias para 2024.

Principais dados

Estes são os dados gerais da pesquisa quanto às metas de marketing:

  • 75% das empresas não bateram as metas de Marketing em 2022.
  • 51% das equipes de Marketing são responsáveis por metas de vendas também.
  • 41% das empresas queriam crescer em 2023 com o mesmo investimento de 2022.
  • 91% dos entrevistados utilizam o Inbound com mais ou menos força.
  • 85% das empresas tem atuação em Redes Sociais.
  • 82% fazem envios de e-mail automatizados para nutrição e relacionamento com contatos. 

Quanto a atuação do WhatsApp nas estratégias:

  • 62% das empresas afirmam sempre usar o WhatsApp nas estratégias.
  • 14% dizem não usar nunca o WhatsApp.

Nas análises feitas ficou evidente que quanto menor o porte da empresa ou o tamanho do time, maior é o percentual de uso no aplicativo. 

Análise de dados e relatórios

A análise e interpretação de dados nas estratégias de marketing são vitais para mensurar o quanto uma campanha deu certo ou não. Mas este ainda é um ponto de dificuldade dos profissionais da área, veja os dados:

  • 56% tem dificuldade de gerar relatórios ou fazer análises, porque a atividade ainda é muito manual.
  • 53% sentem dificuldade em priorizar a análise de dados na rotina.
  • 52% têm dificuldade em coletar os dados que estão em muitas ferramentas ou locais diferentes. 
  • Apenas 27% dizem não ter nenhum problema em comprovar o sucesso das ações.
  • Os 3 segmentos com maior dificuldade em priorizar análise de dados estão nas áreas de consultoria e treinamentos, engenharia e indústria geral e também na área do varejo.

Os principais indicadores que mais trazem “dor de cabeça” para acompanhar são: taxa de conversão por etapa de funil (61%), dados de acesso e comportamento do usuário em sites ou blog (59%), retorno de investimento – ROI (59%), custo de aquisição por cliente (57%), custo de aquisição por leads (55%), geração de leads por canal (53%) e ticket médio (51%).

A utilização de várias ferramentas nas estratégias de marketing acabam resultando na dificuldade de mensuração de dados, devido a dificuldade no cruzamento de dados. 

Outro ponto de atenção é a falta de rotina na análise de dados, afinal todo o esforço feito em cada campanha acaba sem uma análise profunda, para entender o que funcionou e o que não funcionou, além de saber o que pode ser melhorado.

Tendências para apostar em 2024

Não é novidade que a Inteligência Artificial é a bola da vez nas operações de marketing, mas há outros pontos que também poderão fazer a diferença:

  • 73% acreditam no uso da Inteligência Artificial para maior produtividade com ChatGPT e bots (robôs).
  • 46% acreditam no uso de canais de contato além do e-mail, WhatsApp e Redes Sociais.
  • 40% apostam nos conteúdos em vídeo.
  • 37% pensam em apostar em Storytelling (contar histórias) com dados. 
  • 34% acreditam no Social Selling
  • 32% responderam quanto ao relacionamento via bots para automatizar a comunicação com Leads e clientes. 
  • 26% apostam em Storytelling guiado pelo produto.
  • E 24% acreditam na geração de conteúdo pelo usuário.

Para concluir, todos os dados trazem a certeza de que a atuação do marketing tem influência direta na conversão de leads em clientes, mas ainda sofre com dificuldades em gerenciar os resultados alcançados nas estratégias conduzidas. 

Em 2024 a tendência é o aumento na utilização da Inteligência Artificial e na diversificação da comunicação por outros canais de contato. Os vídeos continuarão em alta, mas o poder de saber contar histórias através das estratégias de Marketing também terá sua  importância.

Conte com a Dizz para tornar o ano de 2024 diferente e melhor nas suas mídias digitais!

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