Tem gente que ainda não se deu conta do poder das conexões no LinkedIn.
O que adianta ter um perfil completo, atrativo, produzir conteúdo, se não tem ninguém acompanhando?
Uma boa oportunidade pode surgir de uma conexão que você nem imagina ou daquele seu amigo que fez faculdade com você, por exemplo.
Por isso, o blogpost de hoje vai te mostrar a melhor forma de criar conexões no LinkedIn e ampliar a sua rede.
Primeiramente você precisa deixar o seu perfil completinho. Quando uma pessoa nova chegar, a primeira coisa que ela vai fazer é buscar um ponto em comum entre vocês. Por isso preencha sobre as empresas que trabalhou e instituições que estudou.
Também é importante escrever o Resumo (sobre) no LinkedIn! É o espaço disponibilizado pra escrever o que quiser sobre você, algo mais humano e menos formal.
Depois você precisa criar a sua base de prospects.
2 formas de criar novas conexões
1 - Participe dos grupos do LinkedIn em que seus clientes/conexões interessantes estão
Escolha alguns grupos-chave onde o seu cliente potencial pode estar, onde estão colegas de profissão e pessoas que são chave na sua área de atuação. Esteja presente, respondendo dúvidas, enquetes e oferecendo insights por lá.
2 - Faça bons filtros de pesquisa no LinkedIn
Use e abuse dos filtros de busca. Você pode buscar por novas conexões filtrando por empresas, publicações, grupos, vagas, instituições de ensino, serviços, entre outros.
O próximo passo é pensar em como você irá abordar as pessoas, você não deve simplesmente adicionar alguém sem escrever uma nota.
A nota é um convite para participar da sua rede, como se fosse uma regra de etiqueta da rede. E se você quer ser relevante para essa pessoa, diga porque você quer se conectar com ela e porquê é interessante para ela(e) se conectar com você.
Como escrever a nota (convite):
1 - Se apresente:
Oi fulano, eu sou (primeiro nome)
2 - Encontre pontos em comum entre vocês e explore isso logo no início da nota. Pode ser um amigo, um evento que participaram ou um assunto em comum.
Vi que você trabalhou com a …. Nos conhecemos no evento… Reparei que você estudou na… Somos membros do grupo.. Percebi que você fala bastante sobre… assunto que eu…
3 - Explique porquê é interessante pra ela(e) se conectar com você.
Atualmente estou envolvida em um projeto relacionado a… Pensei que poderíamos discutir sobre… Vi que posso contribuir com o que está buscando…
4 - Finalize com algo do tipo
Estou ansiosa(o) para… Fique à vontade para…
A nota está limitada a 300 caracteres, pense bem no que pode ser a primeira e única oportunidade de chegar em um contato interessante para a sua carreira.
Por fim, tenha em mente que criar conexões é uma tarefa constante. É um exercício que você deve incluir no seu To Do list, se o seu objetivo é crescer nessa rede.
Se você deseja fortalecer o seu perfil, você precisa estar no curso mais completo que você irá encontrar sobre LinkedIn. LINKEDIN: 18 PASSOS PARA UM PERFIL DE SUCESSO.