Como criar o seu Resumo no LinkedIn

Como criar o seu Resumo no LinkedIn

A primeira coisa que você precisa entender é que o resumo é uma das partes mais importantes do seu perfil.

É ali que você vai se apresentar para os recrutadores ou quem quiser fazer uma parceria, contratar os seus serviços.

Por isso, vamos te dar algumas dicas para você arrasar no seu resumo no LinkedIn.

O resumo no LinkedIn é o espaço “sobre” que vem logo depois do seu título e sem dúvida é o campo que dá mais trabalho para criar. Ele deve conter as informações mais interessantes sobre você, a sua história, suas motivações pessoais e profissionais. E nem todo mundo tem facilidade para falar de si mesmo, não é verdade?

Você pode começar com um exercício de planejamento.

Pense em alguns pontos que vão te ajudar a preencher o seu resumo:

  • Quais são os seus objetivos no LinkedIn?
  • Quem você gostaria de atrair para o seu perfil?
  • Quais são os profissionais que já chegaram onde você gostaria de chegar? Como está o resumo deles?
  • Qual o seu propósito?
  • Quais são os seus diferenciais?
  • De que forma você pode ajudar?

Agora para organizar as informações, você pode seguir a estrutura do especialista em LinkedIn Dan Sherman, dividindo o resumo do LinkedIn em 4 partes: Quem é você, Quem você ajuda, Como você pode ajudar e Como entrar em contato com você.

Quem é você?

Conte a sua trajetória pensando em tudo que merece destaque para quem você gostaria de atrair para o seu perfil. Esse campo conta com 2.600 caracteres (É espaço pra muito texto), mas para prender o leitor, o seu resumo deve ser objetivo, criativo e vendedor.
Fale sobre suas motivações pessoais e as suas paixões.
Conte sobre as suas habilidades, os seus projetos e suas conquistas.
Coloque emoção quando falar sobre o seu propósito, suas paixões e as suas motivações pessoais e profissionais.

Quem você ajuda?

Conte o que te levou a escolher esse perfil de público para trabalhar.
Como você se identificou com ele, faça com que as pessoas acreditem e se conectem com você.
E explique para quais dores ou necessidades o seu serviço está direcionado.

Como você pode ajudar?

Quais são de fato os seus serviços?
E quais as suas habilidades técnicas e comportamentais e porque elas são importantes para ocupar a posição x ou exercer esse serviço.

Como entrar em contato com você?

Sua chamada para ação é muito importante, se você quer atrair oportunidades na plataforma, deixe claro que você quer expandir a sua rede e facilite o contato por outros meios como rede social, e-mail e telefone.

3 dicas valiosas:

  1. Dê uma atenção especial nas 3 primeiras linhas, são as que aparecem pra todos no perfil – só se a pessoa clicar em “ver mais…” ela verá todo o resumo.
  2. Escreva de forma leve, em primeira pessoa. Pense que o LinkedIn não é um currículo tradicional e você pode imprimir a sua personalidade através da linguagem que você usa.
  3. palavras-chave. Pense nos termos que melhor definem o que você faz e quais são os seus diferencias, para que o seu perfil apareça nas ferramentas de busca quando citarem esses termos.

Agora mãos á obra, dê a atenção que o seu resumo merece. Como diz o Dan Sherman:“Você tem apenas uma chance de fazer uma boa primeira impressão”.

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Referências: LinkedIn, Mlabs, Livro Perfil LinkedIn – Seu Minisite.

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