Como driblar a Síndrome da Impostora
Você empreendedora se sente insegura em relação às suas habilidades e conquistas? Você tem medo de ser descoberta como uma impostora ou fraude?
Se sim, você pode estar sofrendo da chamada “Síndrome de Impostora”, que afeta muitas profissionais, especialmente empreendedoras e autônomas.
Essa síndrome é um fenômeno psicológico em que a pessoa acredita que não é tão competente quanto os outros pensam, mesmo quando há evidências sólidas de suas habilidades e realizações.
Isso pode levar a sentimentos de ansiedade, insegurança, estresse e falta de confiança em si mesmo.
Mas, é importante lembrar que a Síndrome da Impostora é apenas uma crença limitante e não reflete a realidade.
Todos nós temos pontos fortes e fracos, e é normal sentir-se insegura de vez em quando. O importante é não deixar essa crença nos impedir de seguir em frente e alcançar nossos objetivos.
A Rafa Brites escreveu o livro “Síndrome da Impostora: Por que nunca nos achamos boas o suficiente?” que trata do tema com foco para as mulheres. E a Camila Renaux ensinou no seu conteúdo 5 passos para minimizar essa sensação:
✅ 1- Tomar a decisão de mudar essa situação;
✅ 2- Parar de esperar ter vontade de fazer algo;
✅ 3- Normalizar o desconforto;
✅ 4- Entender que é um efeito colateral da competência;
✅ 5- Ignorar as críticas por 3 semanas.
Portanto, se você está enfrentando a Síndrome da Impostora, saiba que você não está sozinha. É um problema comum e pode ser superado.
Lembre-se de reconhecer suas realizações e trabalhar na construção de sua confiança. Com o tempo, você se sentirá mais seguro em suas habilidades e conquistas, e poderá alcançar o sucesso que deseja.
Confira também o post “Maus hábitos que derrubam a sua energia” para perceber o que pode mudar em sua rotina para melhorar seus dias de trabalho!