Como transformar seguidores em clientes
Primeiro o (a) Empreendedor(a) digital concentra todo o seu esforço para trazer seguidores reais para as redes sociais e depois vem a tarefa mais difícil que é transformar seguidores em clientes. Se essa missão não está sendo fácil para a sua empresa, descubra aqui como transformar seguidores em clientes de forma descomplicada.
Antes de mais nada, muitas empresas começam um perfil de negócios nas redes sociais, sem pensar que para o seguidor se tornar um cliente ele precisa resumidamente:
- Se conectar com você ou a sua marca;
- Estar em contato com o seu perfil, com frequência;
- E ser impactado com o conteúdo correto para etapa que ele estiver na jornada de compra.
Se esse for o seu caso, não se preocupe, enfim você terá todas as informações que precisa para criar uma estratégia para transformar seguidores em clientes.
Faça o cliente se conectar com a sua marca
À primeira vista um seguidor escolhe as contas que mais se identifica para acompanhar. Se você fizer ele se sentir que aquele post foi feito especialmente para ele, já é um bom começo. Por isso:
- Conheça o seu público (pegue dados do seu CRM, das estatísticas das redes sociais ou faça uma pesquisa).
- Defina uma persona – Representação do cliente ideal, para o seu negócio.
- Descubra:
– O conteúdo que desperta o interesse da sua audiência
– Qual o melhor tom e linguagem
– Quais são suas dores e desejos
-Quais são os seus valores - Humanize o seu perfil. As pessoas querem ver vida real e querem se relacionar com seres humanos.
Mantenha sua presença digital
Sobretudo para estabelecer uma relação de confiança com o seguidor e para ele entender que pode contar com você/sua empresa para resolver uma necessidade dele, construa sua presença digital.
- Crie uma linha editorial. Ela vai te ajudar a manter o foco e a ser consistente dentro de um assunto principal.
- Poste com frequência
- Busque inspirações em outras redes, blogs, Google Trends.
- Recicle conteúdo. Um blogpost, por exemplo, pode ser transformado em 5 formatos de post.
- Use uma ferramenta para agendamento dos posts. Ela será fundamental para manter a frequência de conteúdos, sem precisar contar com lembretes.
Crie conteúdos personalizados para cada etapa da jornada de compras
Você já deve saber que a jornada de compras é formada por 3 etapas, dessa forma você deve identificar os contatos que estão em cada fase da jornada e saber como falar com eles.
- Atrair – o primeiro contato do cliente com a sua empresa, quando ele ainda está descobrindo uma necessidade ou interesse.
Nas redes sociais representa o momento que você deve atraí-lo para que ele se torne um seguidor. - Converter e Relacionar – nessa fase o cliente reconhece que tem uma necessidade e começa a buscar soluções.
Aproveite para se relacionar com o seu público, interagindo com os seguidores e tirando dúvidas.
Nessa fase também vale Criar ações para captura de e-mail ou telefone (Ex.: ofereça um recurso gratuito, uma isca digital) - Vender – o cliente já tomou a decisão de compra e chegou o momento de você mostrar que é a melhor opção.
Destaque os diferenciais do seu produto/Serviço, ofereça uma oferta, faça campanhas de tráfego pago e pense de forma estratégica nos CTAs do seu post.
Definitivamente transformar seguidores em clientes não é uma tarefa rápida e fácil, mas se você juntar essas estratégias + o conhecimento que você tem do seu mercado + a sua visão de negócio, você acaba criando um método próprio que irá otimizar os seus processos e atrair cada vez mais clientes através das mídias digitais.
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