26 ideias de conteúdos para autônomos e profissionais liberais

26 ideias de conteúdos para autônomos e profissionais liberais

Ter constância nas redes sociais não é uma tarefa fácil, ainda mais se você não tiver um (a) profissional para ajudar nesta tarefa. 

Por isso, trago hoje alguns insights, são 26 ideias de conteúdos para driblar o bloqueio criativo e te ajudar a levar informações de valor para sua audiência.

1 - Conteúdo técnico sobre o seu nicho de forma descomplicada

Esse tipo de conteúdo mostra seu conhecimento na área, leva informação de maneira leve e interessante.

2 - Principais mitos da sua área

Você já deve ter visto muitos posts como esse nas redes. Aqui o objetivo é responder a dúvidas da sua audiência, perguntas que aparecem com frequência em enquetes ou comentários. 

3 - Ferramentas e aplicativos úteis para o seu público.

Um aplicativo que você goste, conheça e utilize. Que irá facilitar e ajudar o seu público no dia a dia.

4 - Novidades do seu nicho

Seja a fonte de novidades e as tendências da sua área de atuação. 

5 - Alguma conquista ou prêmio que você recebeu

Mostre que seu trabalho está sendo reconhecido, que vem evoluindo em sua jornada profissional. 

6 - Seus maiores erros e acertos no caminho

Todos nós tivemos tropeços e conquistas, compartilhar erros humaniza, mostra a vida real. Assim como mostrar seus acertos, e como você fez para chegar lá é um conteúdo que serve de inspiração para os seus seguidores.

7 - Dicas práticas

Crie listas com 7 coisas que… 5 ideias para… 4 maneiras de…As pessoas adoram tudo que é previsível, contabilizado em números. É um conteúdo em lista, fácil de ler/consumir.

8 - Recomendação de outros perfis

Indique parceiros ou perfis que te ajudam no seu desenvolvimento. Fazer conteúdos em parceria como “collabs” gera compartilhamentos e troca de audiência.

9 - Mostre a sua equipe

Quem está junto contigo nessa jornada louca que é empreender, fazer gestão de um negócio, de clientes, criar conteúdo, etc. Mostre os bastidores do seu negócio e quem faz parte dele.

10 - Fale sobre os seus parceiros de negócios

Aqueles que fazem parte da construção da sua história. Quem foi ou é seu mentor (a), professor (a). Quem você admira, quem já te ajudou de alguma forma.

11 - Dicas de cursos

Para ajudar outros profissionais no seu aperfeiçoamento, e também mostrar que está em constante atualização.

12 - Datas comemorativas da sua área

As datas comemorativas reforçam posicionamentos. Busque por datas importantes da sua área e relevantes para o seu público. 

13 - Fale sobre alguma palestra que participou

Mostre que você participou de eventos que trouxeram novas ideias, inspirações e que te ajudaram de alguma forma. 

14 - Dicas de Livros

Os livros podem influenciar a nossa maneira de enxergar novos caminhos e possibilidades que antes pareciam distantes. Compartilhe com mais pessoas seus aprendizados, frases de impacto e o quanto essa leitura foi transformadora para você.

15 - Frases importantes pra você

Que de alguma maneira te inspiram, fazem o seu dia e a sua jornada ser melhor e mais leve.

16 - Memes que sua audiência irá se identificar

Para descontrair um pouco da correria do dia a dia, a parte divertida dos “perrengues” que as vezes acontecem. Dificuldades e acontecimentos do dia a dia que sua audiência irá se identificar.

17 - Fotos de bastidores

Os bastidores aguçam a curiosidade dos espectadores, despertando seu interesse em continuar consumindo seu conteúdo. Ajudam a gerar conexão com seu público, a conhecer detalhes do que acontece por trás das câmeras. Assim é possível mostrar que “quem vê corre, não vê close!”

18 - Uma experiência pessoal/transformação

De que forma as experiências pessoais que passou ao longo de sua trajetória trouxeram novas perspectivas e de que maneira você se transformou nessa jornada.

19 - Um tutorial (Como fazer tal coisa/Passo a passo para...)

Esse tipo de material está em alta, pois traz informação de maneira visual e intuitiva.

20 - Mostre um de seus serviços

Para que seu público tenha conhecimento sobre seus produtos, ou entenda com clareza os serviços que presta. Uma boa dica aqui é mudar a forma de apresentar os serviços, de forma criativa.

21 - Depoimento de cliente

Os depoimentos de clientes ajudam você a vender mais, eles são a prova social de que seu trabalho é de qualidade. São ferramentas poderosas para conquistar a confiança dos possíveis clientes, além de ajudar a promover fidelidade.

22 - Uma curiosidade sobre você

Pessoas preferem acompanhar pessoas e não marcas. Então trazer informações pessoais, mesclando com as profissionais, ajudam a humanizar, comunicar quem você é e aproximam as pessoas que se identificam com você e seus valores.

23 - Desabafo sobre alguma dor do seu público

Identifique nos comentários dos seus seguidores as dores que trazem até você. Ou até mesmo num “desabafo” por outros meios de comunicação. Mostre que você também já passou por isso e traga alternativas que possam auxiliar na resolução, através dos seus serviços.

24 - Case de sucesso/ resultados de algum projeto

Esse tipo de material ajuda muito o público perceber como seu trabalho mudou e ajudou a trazer melhores resultados com seus clientes.

25 - Faça uma promoção de algum produto/serviço

Isso pode atrair possíveis leads para compra. Ao conhecerem você e sua empresa e ter certeza da qualidade poderão se tornar clientes fiéis, adquirindo outros serviços no preço cheio.

26 - Vídeo sobre uma dúvida comum do seu público

Os vídeos estão em alta, aposte neles! Respondendo caixinhas de perguntas, directs, aquelas perguntas que rolam nas reuniões presenciais.

A Dizz desenvolve uma comunicação pensada sob medida para cada empresa/profissional, com 10 anos de mercado e mais de 50 marcas assessoradas desenvolvemos 2 métodos:  Insta 5 estrelas  e o LinkedIn: 18 passos para um perfil de sucesso.

Somos especialistas e mídias sociais para autônomos, profissionais liberais, pequenas empresas e hotéis. 

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais.

Deixe um comentário