Influenciadores, dados de marketing de influência no Brasil
O marketing de influência acontece através de influenciadores digitais, youtubers, celebridades, blogueiros ou outros usuários de mídias sociais, que são contratados pelas marcas para promover determinado produto ou serviço. O objetivo é atingir um público específico, de determinado nicho que é interessante para a marca através de mensagens mais humanizadas, que conectam e assim alcançar maior engajamento, visualização de marca e até vendas por meio dessas parcerias.
O site Influency.me realizou uma pesquisa para entender a indústria da influência no Brasil e os desafios do setor.
👥Foram entrevistados mais de 400 influenciadores, agências, assessores e marcas.
✍ Fiz um resumo para você conhecer o potencial desse mercado, quais as redes sociais mais importantes e outras informações que podem ser interessantes para o seu planejamento de campanha com influenciadores.
O objetivo era criar um documento agregando insights quantitativos e qualitativos para ajudar a entender todos os aspectos relevantes a respeito do cenário atual e futuro dos criadores de conteúdo.
Investimento em Marketing de Influência
As empresas investiram R$50.000 em Marketing de Influência em 2021.
67% das marcas entrevistadas investiram em Marketing de Influência em 2022.
28% das marcas investiram entre R$ 10.000 a R$ 50.000.
22% investiram até R$10.000.
19% investiram entre R$ 50.000 e R$ 100.000
18% investiram entre R$ 100.000 e R$ 500.000.
13% investiram acima de R$ 500.000.
Redes mais trabalhadas com influenciadores
Em torno de 95% utilizam o Instagram.
Em torno de 40% utilizam o Youtube.
Em torno de 35% utilizam o TikTok.
25% utilizam o Facebook.
Em torno de 15% utilizam o Twitter.
Em torno de 10% utilizam o LinkedIn.
Em torno de 8% utilizam o Twitch.
Dados interessantes sobre as campanhas com influenciadores
59% realizam campanhas com influenciadores todos os meses.
A maioria trabalha com influenciadores de 10mil a 500mil seguidores. A pesquisa mostra maior frequência na contratação de influenciadores micro e meso (entre 10K e 500K). Isso se deve pelo fato de influenciadores maiores cobrarem valores mais altos.
76% medem o sucesso da campanha por engajamento, seguindo 45% por número de seguidores. Isso demonstra amadurecimento do mercado, que vem deixando de olhar para métricas de vaidade que não significam muita coisa, passando a olhar o que importa.
Apesar de ser uma estratégia nova, os dados mostram um amadurecimento das empresas e agências neste tema. Afinal o Marketing de Influência é muito bem recebido pelo público.
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Fonte: Influency.me – Dados exclusivos sobre o mercado de influenciadores digitais no Brasil em 2021 e 2022.