Influenciadores, dados de marketing de influência no Brasil

Influenciadores, dados de marketing de influência no Brasil

O marketing de influência acontece através de influenciadores digitais, youtubers, celebridades, blogueiros ou outros usuários de mídias sociais, que são contratados pelas marcas para promover determinado produto ou serviço. O objetivo é atingir um público específico, de determinado nicho que é interessante para a marca através de mensagens mais humanizadas, que conectam e assim alcançar maior engajamento, visualização de marca e até vendas por meio dessas parcerias.

O site Influency.me realizou uma pesquisa para entender a indústria da influência no Brasil e os desafios do setor.

👥Foram entrevistados mais de 400 influenciadores, agências, assessores e marcas. 

✍ Fiz um resumo para você conhecer o potencial desse mercado, quais as redes sociais mais importantes e outras informações que podem ser interessantes para o seu planejamento de campanha com influenciadores.

O objetivo era criar um documento agregando insights quantitativos e qualitativos para ajudar a entender todos os aspectos relevantes a respeito do cenário atual e futuro dos criadores de conteúdo. 

Investimento em Marketing de Influência

As empresas investiram R$50.000 em Marketing de Influência em 2021. 

67% das marcas entrevistadas investiram em Marketing de Influência em 2022.

28% das marcas investiram entre R$ 10.000 a R$ 50.000.

22% investiram até R$10.000.

19% investiram entre R$ 50.000 e R$ 100.000

18% investiram entre R$ 100.000 e R$ 500.000.

13% investiram acima de R$ 500.000.

Redes mais trabalhadas com influenciadores

Em torno de 95% utilizam o Instagram.

Em torno de 40% utilizam o Youtube.

Em torno de 35% utilizam o TikTok.

25% utilizam o Facebook.

Em torno de 15% utilizam o Twitter.

Em torno de 10% utilizam o LinkedIn.

Em torno de 8% utilizam o Twitch.

Dados interessantes sobre as campanhas com influenciadores

59% realizam campanhas com influenciadores todos os meses.

A maioria trabalha com influenciadores de 10mil a 500mil seguidores. A pesquisa mostra maior frequência na contratação de influenciadores micro e meso (entre 10K e 500K). Isso se deve pelo fato de influenciadores maiores cobrarem valores mais altos.

76% medem o sucesso da campanha por engajamento, seguindo 45% por número de seguidores. Isso demonstra amadurecimento do mercado, que vem deixando de olhar para métricas de vaidade que não significam muita coisa, passando a olhar o que importa.

Apesar de ser uma estratégia nova, os dados mostram um amadurecimento das empresas e agências neste tema. Afinal o Marketing de Influência é muito bem recebido pelo público.

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Fonte: Influency.me – Dados exclusivos sobre o mercado de influenciadores digitais no Brasil em 2021 e 2022.

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