Não é o mais forte que sobrevive! E o que isso tem a ver com Marketing Digital? 

Não é o mais forte que sobrevive! E o que isso tem a ver com Marketing Digital?

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança” – Charles Darwin, biólogo.

Essa frase é nos anos 1800 e lá vai, de quando esse tiozinho aí ficou famoso pela obra sobre a Origem das Espécies.

Mas o que essa frase tem a ver com Marketing Digital? Com Empreendedorismo?

Tudo!

O que quero chamar a sua atenção sobre MUDANÇA! Te dizer que não existe só Instagram e WhatsApp. Te convidar a pensar em MULTICANAIS.

Quem quer ter um negócio digital precisa estar atento às mudanças de cenário, de ferramentas e principalmente saber ONDE ESTÁ O SEU CLIENTE.

Talvez o cliente prefira receber um email (esse é meu caso, gosto de uma boa newsletter).

Talvez ele gostaria de te ver no TikTok, através de um vídeo curto e bem humorado.

Talvez ele use o Google pra tudo e possa te encontrar no Google Meu Negócio.

Talvez ele prefira o Telegram do que o WhatsApp.

Talvez ele prefira seu conteúdo longo bem trabalhado no seu site/blog ou em formato de vídeo no YouTube.

Talvez ele adoraria te ouvir, através de um Podcast.

Ou talvez ele iria solicitar um orçamento depois de ver um post bem direcionado no LinkedIn.

Talvez… A gente esteja focando demais em plataformas que fazem parte de um monopólio.

Talvez a gente esteja tão afundado em criar e consumir conteúdo em redes sociais que parece que só existe isso!

Talvez a gente precise relaxar, pensar mais estrategicamente e conversar mais com a nossa audiência.

Uma coisa eu tenho certeza: Precisamos tirar o FOCO, olhar pro lado e pensar: o que eu preciso MUDAR/ADAPTAR no meu negócio hoje?

Podemos parar para pensar que utilizar uma abordagem multicanal pode ampliar o alcance e a visibilidade da sua marca ou produto. 

Cada canal, seja ele redes sociais, e-mail marketing, SEO, mídia paga, blog ou outros, possui um público distinto e pode ser utilizado para atingir diferentes segmentos do mercado. Isso permite que alcancem uma audiência diversificada, aumentando também as chances de sucesso. 

No entanto é crucial compreender as nuances de cada canal, para saber integrá-los de forma coesa. 

A busca constante por conhecimento e adaptação às mudanças do ambiente digital é fundamental para aproveitar ao máximo o potencial dos multicanais. 

Te convido a refletir comigo. Você vem?

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