O ciclo de vendas para a geração Z

O ciclo de vendas para a geração Z

O artigo publicado recentemente pela Vogue Business, com base em um estudo realizado pela agência de cultura jovem Archrival, explica como a Geração Z está desafiando o funil tradicional de marketing, forçando as marcas a reconsiderarem como se conectam com esse público.

Em vez de seguir um caminho linear de descoberta até a compra, a Geração Z adota um comportamento não linear, usando múltiplos canais simultaneamente, como TikTok e Instagram, e valorizando autenticidade e experiências genuínas nas marcas.

Isso está levando a uma transformação nas estratégias de marketing, exigindo mais agilidade e criatividade por parte das empresas.

Geração Z e a mídias sociais

Para a Geração Z, seu principal mercado — as mídias sociais — também é seu centro de entretenimento, centro social, plataforma de aprendizado e fonte de notícias, tornando as compras uma mistura de influências e mentalidades.

Com isso, o consumo hoje é um ciclo infinito de inspiração, exploração, comunidade e lealdade.

As marcas que estão ganhando o coração da Geração Z, são aquelas que criam conteúdo e ativações que tocam cada uma destas etapas. 

Inspiração

A geração Z é altamente influenciada pelas mídias sociais para encontrar inspiração, sendo 11% mais propensa a usá-las em comparação com outras gerações. Além disso, 71% dos jovens afirmam estar abertos a descobrir novas marcas.

Onde a geração Z mais aprende sobre novas marcas, produtos, serviços e experiências? 57% busca no Youtube, 53% prefere o TikTok, 44% utiliza o Instagram, 29% procura no Google e 25% ainda utiliza o velho “boca a boca”.

Influenciadores

Os influenciadores ainda são uma parte importante da jornada de inspiração. 51% da Geração Z acredita que os influenciadores das mídias sociais criam novas tendências. 

Esta geração é formada por curadores cuidadosos de seu conteúdo e confia que seu algoritmo lhes dará o que desejam.

Exploração

Muitos consumidores da Geração Z não estão comprando produtos impulsivamente.

Os jovens estão cada vez mais usando as mídias sociais como um mecanismo de busca, para explorar informações sobre preço, qualidade, embalagem e ouvir a opinião de outras pessoas.

A fase de pesquisa é crucial para a confiança na marca: 70% da Geração Z só confiam em uma marca depois de realizarem suas próprias pesquisas.

Comunidade

54% da Geração Z dizem que suas marcas favoritas são aquelas que os fazem sentir como se fossem parte de uma comunidade.

Algumas formas disso ocorrer são:

  • Conteúdo exclusivo, por exemplo, vídeos de bastidores, tutoriais, etc.
  • Patrocinar um evento que eu gostaria de participar.
  • Lançamentos de produtos de edição limitada.
  • Colaborar com artistas, celebridades ou outras marcas.

UGC (conteúdo gerado pelo usuário) é outro fator-chave na construção de comunidade. Ele cria a ideia de que, após a compra, os consumidores podem continuar fazendo parte da história da marca.

Lealdade

A geração Z pode ser uma das gerações mais informadas, mas também é uma das menos comprometidas e está reinventando a própria noção de fidelidade à marca. 

Eles estão amplamente abertos a isso, mas esperam que as marcas a conquistem – e continuem a conquistá-los de maneiras novas e inovadoras a longo prazo. 

Isso significa criar um universo inteiro de pontos de contato para a Gen Z atravessarem e explorarem, além de simples atrações. 

As marcas precisam estar onde as pessoas estão: percorrendo o ciclo infinito de inspiração, exploração, comunidade e lealdade.

Sua empresa quer se conectar com a Geração Z? Como está planejando a produção de conteúdo para engajar esse público?

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