O ciclo de vendas para a geração Z
O artigo publicado recentemente pela Vogue Business, com base em um estudo realizado pela agência de cultura jovem Archrival, explica como a Geração Z está desafiando o funil tradicional de marketing, forçando as marcas a reconsiderarem como se conectam com esse público.
Em vez de seguir um caminho linear de descoberta até a compra, a Geração Z adota um comportamento não linear, usando múltiplos canais simultaneamente, como TikTok e Instagram, e valorizando autenticidade e experiências genuínas nas marcas.
Isso está levando a uma transformação nas estratégias de marketing, exigindo mais agilidade e criatividade por parte das empresas.
Geração Z e a mídias sociais
Para a Geração Z, seu principal mercado — as mídias sociais — também é seu centro de entretenimento, centro social, plataforma de aprendizado e fonte de notícias, tornando as compras uma mistura de influências e mentalidades.
Com isso, o consumo hoje é um ciclo infinito de inspiração, exploração, comunidade e lealdade.
As marcas que estão ganhando o coração da Geração Z, são aquelas que criam conteúdo e ativações que tocam cada uma destas etapas.
Inspiração
A geração Z é altamente influenciada pelas mídias sociais para encontrar inspiração, sendo 11% mais propensa a usá-las em comparação com outras gerações. Além disso, 71% dos jovens afirmam estar abertos a descobrir novas marcas.
Onde a geração Z mais aprende sobre novas marcas, produtos, serviços e experiências? 57% busca no Youtube, 53% prefere o TikTok, 44% utiliza o Instagram, 29% procura no Google e 25% ainda utiliza o velho “boca a boca”.
Influenciadores
Os influenciadores ainda são uma parte importante da jornada de inspiração. 51% da Geração Z acredita que os influenciadores das mídias sociais criam novas tendências.
Esta geração é formada por curadores cuidadosos de seu conteúdo e confia que seu algoritmo lhes dará o que desejam.
Exploração
Muitos consumidores da Geração Z não estão comprando produtos impulsivamente.
Os jovens estão cada vez mais usando as mídias sociais como um mecanismo de busca, para explorar informações sobre preço, qualidade, embalagem e ouvir a opinião de outras pessoas.
A fase de pesquisa é crucial para a confiança na marca: 70% da Geração Z só confiam em uma marca depois de realizarem suas próprias pesquisas.
Comunidade
54% da Geração Z dizem que suas marcas favoritas são aquelas que os fazem sentir como se fossem parte de uma comunidade.
Algumas formas disso ocorrer são:
- Conteúdo exclusivo, por exemplo, vídeos de bastidores, tutoriais, etc.
- Patrocinar um evento que eu gostaria de participar.
- Lançamentos de produtos de edição limitada.
- Colaborar com artistas, celebridades ou outras marcas.
UGC (conteúdo gerado pelo usuário) é outro fator-chave na construção de comunidade. Ele cria a ideia de que, após a compra, os consumidores podem continuar fazendo parte da história da marca.
Lealdade
A geração Z pode ser uma das gerações mais informadas, mas também é uma das menos comprometidas e está reinventando a própria noção de fidelidade à marca.
Eles estão amplamente abertos a isso, mas esperam que as marcas a conquistem – e continuem a conquistá-los de maneiras novas e inovadoras a longo prazo.
Isso significa criar um universo inteiro de pontos de contato para a Gen Z atravessarem e explorarem, além de simples atrações.
As marcas precisam estar onde as pessoas estão: percorrendo o ciclo infinito de inspiração, exploração, comunidade e lealdade.
Sua empresa quer se conectar com a Geração Z? Como está planejando a produção de conteúdo para engajar esse público?