O que é LinkedIn?
A maior rede corporativa do mundo. São mais de 51 milhões de usuários só no Brasil.
Antes de tudo, conheça a história dessa rede social e entenda o que ela pode fazer para quem está buscando crescimento profissional ou oportunidades de negócio.
História do LinkedIn
Tudo começou em 2002, quando 5 americanos pensaram no conceito de uma rede profissional e em 2003 lançaram o LinkedIn, convidando 350 de seus contatos para participar da rede. Em 1 mês a rede já contava com 4.500 usurários e em um ano esse número chegou a mais de 1 milhão de usuários.
A proposta inicial da plataforma era trocar conhecimentos, divulgar novidades e oportunidades do mercado. Aos poucos ela foi ampliando os campos de cadastro do perfil e as formas de interação com conexões e grupos.
Em 2016 ela foi comprada pela empresa do Bill Gates, sendo uma das maiores aquisições da Microsoft (US$ 26 bilhões).
Atualmente o LinkedIn é a melhor maneira de conhecer o perfil profissional de alguém, fortalecer a imagem pessoal ou da marca, ampliar Network, gerar leads e consumir conteúdo de qualidade.
O LinkedIn é para quem tem os seguintes objetivos profissionais:
- Busca trabalho com registro (CLT) ou não (PJ, freelas, prestação de serviço, etc.);
- Deseja ser promovido ou assumir novos desafios;
- Quer gerar mais vendas para o próprio negócio;
- Tem vontade de deixar o emprego atual para empreender;
- Deseja conquistar autoridade em sua área como líder ou influenciador.
Como o LinkedIn funciona
Primeiramente você precisa saber que o LinkedIn funciona como as outras redes sociais, você se cadastra, escolhe com quem quer se relacionar e participa publicando posts, interagindo com a sua comunidade, pode enviar mensagens, curtir, comentar e compartilhar conteúdos.
A diferença é que o foco é totalmente profissional, em outras palavras, no lugar de amigos, você terá conexões.
Então muitos recrutadores utilizam a rede como ferramenta de trabalho, porque ela oferece filtros avançados na busca do profissional ideal, na sua versão premium.
Além disso, essa versão paga também conta com funcionalidades avançadas para quem quer encontrar um emprego ou para empresas que querem gerar leads (potenciais clientes).
Se esse é o caso da sua empresa, confira o post: 5 táticas para gerar leads no LinkedIn.
Como se destacar no LinkedIn
Tenha um perfil completo e atraente
Em primeiro lugar, escolha uma imagem de perfil profissional nítida e discreta, coloque uma boa imagem de capa, tenha um título atraente, personalize a sua URL e preencha os campos com suas experiências profissionais.
Faça networking e crie conexões
Crie conexões com várias pessoas, que podem ser da sua área de atuação ou não, não faça conexões somente com seus amigos. Conte suas histórias, fale sobre sua expertise. Faça networking e seja interessante nas suas interações.
Poste conteúdo de valor
Poste conteúdos que ajudem as pessoas e que auxiliem na sua reputação e credibilidade. Isso também será importante na construção da sua autoridade.
Seja presente
Por último, evite ser um perfil fantasma. Você não precisa gastar horas do seu dia na rede social, mas seja presente e acesse pelo menos 1x ao dia e sempre deixe os seus dados atualizados.
Enfim, acho que deu pra você ter uma ideia do potencial dessa plataforma, certo? Pense desta maneira, hoje gastamos tempo e dinheiro com estratégias de marketing e redes super competitivas para nos aproximar do nosso público-alvo. E no LinkedIn você pode falar diretamente com empresas, diretores executivos e CEOs de graça!
E se você está buscando um novo trabalho ou crescimento profissional dentro da empresa em que atua, no LinkedIn você encontrará diversas oportunidades para impulsionar a sua carreira.
Então, o que você está esperando?
Se tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário.
E se quer aprender mais sobre a maior rede corporativa do mundo, acompanhe as próximas matérias desse blog e tudo o que já publicamos no Instagram.