O que é persona – como e porque definir a sua

O que é persona - como e porquê definir a sua

Vamos falar de persona?

Saiba afinal o que é esse “raio” de persona que todo marketeiro fala que você tem que definir.

Acredite, eu já tive ranço de “persona” e posso te mostrar um caminho mais leve para encontrá-la.

O que é persona

Persona é a representação do seu cliente ideal. É uma interpretação mais específica e detalhada do seu público, que vai ajudar muito na elaboração da estratégia do seu conteúdo e na divulgação do seu negócio.

Como descrever a persona (ou as personas) do seu negócio

Alguns pontos ajudam a identificar melhor a persona como: detalhes sobre hábitos, hobbies, se é homem ou mulher, que tipo de entretenimento consome, quem são suas referências.

Identificar características comuns como idade, gênero, profissão e renda, são pontos importantes que ajudam a formar a sua persona. 

Outros pontos a considerar são: onde mora, quais são seus valores, propósitos de vida, que lugares frequenta, o que consome, onde busca informações. 

É importante identificar quais são seus medos e crenças, seus desejos, quais problemas dela você pode resolver, qual transformação você pode causar nela. Saber as dores e desejos do seu público.

E como saber os valores? Quais causas defende, quais são suas bandeiras, quais são os valores que ela não abre mão, quais são suas opiniões. 

E isso não é público-alvo?

Não. O público-alvo tem uma definição mais ampla, sem detalhamentos específicos, assim como não se refere a alguém específico. 

Trata-se de uma fatia de mercado de pessoas que podem adquirir o seu produto ou serviço. Alguns exemplo seria: mulheres, mães, profissionais da área x.

Exemplo de persona

Confira um exemplo de persona para te ajudar a visualizar melhor.

Vamos pensar em uma persona de uma empresa que vende cursos online de violão, por exemplo a Maria. 

Maria é uma jovem de 26 anos, que quer aprender a tocar violão. Ela tem interesse por música, assim como novas bandas e estilos musicais do momento. O que a motivou nessa busca é acalmar a agitação do dia a dia. Maria é gaúcha, é social media em uma empresa de marketing, e mora sozinha. 

Quais as principais informações sobre a Maria:

  • Tem 26 anos, mora em Porto Alegre (RS) e trabalha na área de marketing de uma empresa. 
  • Seu objetivo é aprender a tocar violão para reduzir o estresse fazendo algo que gosta.
  • Como mora sozinha, possui um orçamento limitado para investir  em algum curso com maior tempo, e consequentemente, maior valor. 
  • Ela já tentou aprender sozinha, mas não conseguiu. Sente dificuldade de aprender metodologias tradicionais e quer aprender rápido, pois se não conseguir no curto prazo continuará estressada.
  • Seu interesse é o violão, mas como gosta de várias bandas e estilos musicais, pode se interessar também por guitarra.

Veja que aqui foi possível descobrir algumas características como: sua idade, qual a ocupação, onde mora, estado civil, que não tem filhos, qual problema a levou querer aprender um instrumento musical.

A construção da sua persona ideal vem de informações concretas, que podem ser extraídas de pesquisas de satisfação nas redes sociais ou por e-mail. Buscando as informações dos clientes, por exemplo, fazendo enquetes, perguntas, estando atento a comentários e feedbacks. Através dessa interação será possível construir e entender melhor o perfil ideal que deseja alcançar.

Sim, persona é importante! Mas...

Mas não pire e não trave a sua produção de conteúdo por causa dela. 

Eu mesma já tive ranço dessa busca pela persona no começo do meu negócio.

Minha dica é, comece a produzir, foque no público-alvo, que é mais amplo e aos poucos, observando e conversando com a sua audiência sua persona irá aparecer. 

Se você ainda não tem a sua persona definida, siga os conteúdos da Dizz no Instagram e Linkedin, os links estão abaixo. 

Tenho certeza que vai encontrar super dicas para te ajudar na produção de conteúdo no seu dia a dia. 😉

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