Precisamos falar sobre coerência nas redes sociais
Precisamos falar sobre coerência nas redes sociais. Afinal, a coerência é um dos pilares da credibilidade e sem ela você não conseguirá vender no digital.
Infelizmente, a realidade criada para o online nem sempre reflete a verdade offline. É curioso como as redes sociais podem criar uma ilusão, onde as pessoas expressam valores e ideias que nem sempre vivenciam no mundo real.
É importante entendermos que cada post, cada comentário, cada discurso virtual pode ser apenas uma representação cuidadosamente selecionada de quem aquela pessoa é, de fato.
Às vezes, nos deparamos com indivíduos que pregam uma coisa na internet, mas na vida offline, suas ações contam uma história completamente diferente, como no caso abaixo:
“E meu primo que vai na internet falar pra não ter carro. Todo coach de mobilidade. Mas eu sei que ele usa quase todo dia o carro do nosso avô! Haha!”
E os discursos são os mais variados.
Há quem fala sobre educação positiva , pregue maneiras de educar, mas na vida real não aplica na educação dos próprios filhos (as). Não tem uma boa relação com a família, pais, etc.
Outro aborda assuntos sobre saúde, mas quando você conhece a pessoa mais a fundo, percebe que claramente ela não está aplicando o que fala. Muito provavelmente não faz atividade física e se alimenta mal.
E ainda tem aqueles que falam sobre como melhorar suas finanças, sobre bons investimentos. Mas que na vida real não sabem lidar com o dinheiro. Não pagam suas contas em dia, fazem dívidas no impulso.
A coerência também está relacionada à autenticidade e a transparência. Quando somos consistentes em nossas opiniões e crenças, demonstramos uma identidade digital genuína. As pessoas valorizam a honestidade nas redes sociais e estão mais inclinadas a se conectar com indivíduos que mostram quem realmente são.
Vamos buscar um equilíbrio entre o que falamos e o que fazemos, online e offline. Sejamos autênticos, sinceros e coerentes em todas as esferas da nossa vida. Afinal, a coerência gera credibilidade, autoridade e alimenta uma boa reputação.
Autenticidade é uma virtude que devemos cultivar tanto nas telas quanto fora delas.
E aí, você tem algum primo, amigo ou familiar assim?