SXSW 2025 - assuntos que chamaram a minha atenção
Separei os conteúdos e as grandes ideias que mais me chamaram atenção nesta edição do SXSW. Da revolução das mídias sociais à importância da saúde social no trabalho, tem muita coisa para refletir e aplicar. Vem comigo nessa curadoria dos melhores insights!

Jay Graber
Durante o evento, Jay Graber, CEO do Bluesky, compartilhou a sua visão sobre o futuro das mídias sociais: será mais livre, mais aberto e mais focado no usuário. As pessoas terão mais poder para decidir como querem usar suas redes e o que querem ver. Ela ainda destaca que as mídias sociais deveriam ser “anti- bilionários” e aproveitou o momento para “tirar uma onda” com Mark Zuckenberg.
Ela usou uma camiseta preta estampada com a frase em latim “Mundus sine caesaribus”, que significa “um mundo sem Césares”.
Essa escolha pareceu ser uma resposta direta às camisetas usadas anteriormente pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que apresentavam frases em latim como “Aut Zuck aut nihil” (“Ou Zuck ou nada”) e “Carthago delenda est” (“Cartago deve ser destruída”), que sugere uma ideia como “meus inimigos devem ser destruídos”.
Scott Galloway
Scott Galloway, professor de marketing da NYU Stern, autor best-seller e analista de negócios, enfatizou o papel do podcast como principal meio de disseminação de notícias e informações, destacando-o como a grande mídia de 2025.
E não estamos falando de uma previsão qualquer para o mercado nacional – este é um fenômeno global que promete, finalmente, transformar o formato em um negócio tão relevante quanto seu impacto cultural.
Adeus à especialização?
A nova era da versatilidade profissional.
Mike Bechtel, futurista chefe da Deloitte, defende que, em vez de ser um especialista em apenas uma área (“I”), o ideal é ser um profissional “T” (com profundidade em um campo e conhecimento amplo em outros) ou, melhor ainda, um “X” (capaz de conectar diferentes disciplinas).
Ian Beacraft, futurista e CEO da Signal and Cipher, compartilha essa visão e chama esses profissionais de “generalistas criativos”, destacando que a era da especialização extrema está dando espaço para a adaptabilidade e a interdisciplinaridade.
Kasley Killam
Kasley Killam, especialista em saúde pública, destacou a saúde social como essencial para o bem-estar e o futuro do trabalho.
Além da saúde física e mental, ela reforçou a importância de relações sociais saudáveis para uma vida plena.
No ambiente profissional, criar conexões entre colegas melhora a satisfação, produtividade e engajamento. Killam aponta a saúde social como a nova fronteira do bem-estar.
“Saúde social vai ser para a próxima década o que a saúde mental é hoje.”
Amy Webb
Em sua palestra, Amy Webb, futurista, autora best-seller e fundadora do Future Today Institute (FTI), apresentou a 18ª edição do Relatório de Tendências Tecnológicas Emergentes. Webb destacou tecnologias emergentes que moldarão o futuro, enfatizando a necessidade de empresas e líderes se prepararem para essas mudanças.
“As organizações que não monitorarem de perto, conectarem os pontos e se adaptarem proativamente podem se ver pegas de surpresa da noite para o dia.”
Brené Brown
Já Brené Brown, enfatizou a vulnerabilidade como chave para uma liderança eficaz, promovendo culturas organizacionais mais saudáveis e inovadoras. Para ela, líderes que se mostram autênticos e empáticos criam equipes mais engajadas e produtivas. Além disso, ressaltou que ter coragem para ser vulnerável é essencial para o crescimento pessoal e profissional.
“Escolher a coragem em vez do conforto não é fácil, mas é fundamental para lideranças autênticas e eficazes.”
IA e solidão
Durante o SXSW 2025, Scott Galloway destacou que o maior impacto da inteligência artificial (IA) não será a substituição de empregos, mas sim o aumento da solidão. Ele alertou que empresas estão incentivando jovens, especialmente homens, a buscar interações virtuais em vez de reais, levando ao isolamento social.
“Os jovens estão se afastando da sociedade. Eles não estão se apegando ao trabalho. Não estão se apegando à escola. Não estão se apegando a relacionamentos (…) Estamos efetivamente desenvolvendo uma nova espécie de homens assexuais e não sociais.”
Esses foram apenas alguns dos destaques incríveis do SXSW 2025!
Qual você gostou mais?