Tipografia – o que elas dizem sobre a sua marca

Tipografia - o que elas dizem sobre a sua marca

A tipografia dá personalidade para a marca, uma simples escolha de fonte, pode determinar se a sua marca será percebida como confiável, moderna, forte, etc. E você não quer passar uma mensagem errada para o seu público, certo?

Por isso, vou te dar algumas informações para você não errar na escolha da fonte da sua marca.

Tipografia é o tipo de letra

Toda marca que foi construída de forma estratégica passa por um estudo de design para determinar as fontes que representam os valores e posicionamento da marca.

O que cada tipo de fonte transmite.

Por trás de todas as fontes, existe uma “forma principal” que podemos diferenciar como com serifa, sem serifa ou cursiva.

Com serifa

Serifas são pequenos traços e prolongamentos nas extremidades das letras e números.

A mais famosa é a Times New Roman, outros exemplos são a Courier New, Garamond e Didot.

Esse estilo de fonte transmite: tradição, identificação, sofisticação, confiança, formalidade e maturidade.

Marcas que usam esse estilo de fonte: Canon, Tifanny&Co, Zara

Sem Serifa

São as fontes que não possuem os traços e prolongamentos nas extremidades das letras e números.

As mais famosas são: Arial e Helvetica. Outros exemplos são a Verdana, Avenir e League Spartan.

Esse estilo de fonte transmite: modernidade, liberdade, informalidade, modernidade e simplicidade.

Marcas que usam esse estilo de fonte: Facebook, Google e Uber

Cursivas (ou Script)

São fontes baseadas no traço da escrita à mão.

Alguns exemplos são: Dancing Script, Tangerine, Cookie e Allura.

Esse estilo de fonte transmite: elegância, alta formalidade, criatividade, exclusividade e feminilidade.

Marcas que usam esse estilo de fonte: Instagram, Coca-Cola, Cartier

Fique atento

Além do tipo de fonte, você também deve pensar nesses 3 pontos:

1 – Combinação tipográfica coerente – Nada de usar muitas fontes diferentes.
2 – Variação da fonte – A mesma fonte pode ter diferentes estilos como negrito, light, itálico, e essas características podem trazer outras conotações para a personalidade da marca
3 – Legibilidade – Sua marca deve ficar legível em diversos tamanhos e aplicações, faça um teste antes de bater o martelo.

Para mais ideias para incluir na construção da sua identidade visual, confira também o post “Definindo a identidade visual do seu negócio no marketing de conteúdo”.

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