Você se compara com alguém nas redes sociais?
O assunto é importante e deveria ser mais abordado: a comparação que fizemos com a nossa vida e vida das pessoas que seguimos nas redes sociais.
Quando iniciei a produção deste conteúdo me deparei com a matéria: “Aos 20 anos esse é o carro que Jade Picon dirige!”
Primeiramente, se comparar é um ato comum da natureza humana, existe uma competitividade natural em todas as áreas da nossa vida, mas com as redes sociais isso passou a ser negativo, porque aqui, normalmente, só o lado bom da vida é compartilhado, só o palco, o belo. E quando percebemos que não temos as mesmas coisas, não conhecemos os mesmos países, não usamos as mesmas roupas. Logo pensamos “essa pessoa não tem problemas!”, e a nossa auto confiança vai sendo abalada, e a sensação de que nos falta algo só aumenta.
Agora, se assim como eu, você é empreendedor digital, usa as redes como ferramenta de trabalho e não pode ficar longe daqui por muito tempo, vou te contar o que estou fazendo para passar algumas horas nas redes sem “ser afetada”.
Exercício de Autoconhecimento
Quando me pego fazendo uma comparação no Instagram, por exemplo, começo a refletir porque aquele perfil está me trazendo incômodo e tento entender o motivo, como um exercício de AUTOCONHECIMENTO sabe?
Quando me comparo com uma conta comercial referência na minha área, no LinkedIn ou Instagram, tento usar essa comparação como ESTÍMULO para melhorar o meu negócio. Primeiro destaco os pontos positivos, tento entender como ele(a) chegou lá (muitas vezes investiu mais tempo, mais dinheiro, chegou antes que eu nas redes) e depois uso o meu olhar crítico para pensar no que eu teria feito de diferente. Assim transformo essa sensação ruim em um aprendizado, entende?
Mas se realmente me incomoda, se vejo algo muito absurdo eu paro de seguir na hora!
Tempo offline
Outra estratégia é escolher algum dia ou fim de semana para ficar Off, desligo o celular e vou curtir a minha família, sem dividir a atenção. Acredito no EQUILÍBRIO, as redes sociais são nossas aliadas e não podem ser uma prisão (ainda estou em aprendizado nesse item).
Acho que todos nós somos afetados pelo uso diário das redes e cada pessoa será influenciada de uma maneira diferente, então nunca vai existir uma fórmula mágica para consumir as redes sociais de FORMA SAUDÁVEL.
Vida real
Precisamos entender que cada pessoa tem um desafio diferente na vida. Criar o hábito de RECONHECER E AMAR as coisas boas que fazem parte da nossa essência e o que já conquistamos, além de sempre cuidar da nossa saúde mental.
Perceber e aceitar que cada um de nós é ÚNICO. Podem existir várias pessoas que fazem a mesma coisa que você, mas só existe uma pessoa fazendo EXATAMENTE como você faz.
O que eu realmente gostaria de saber é se você se identifica com esse meu relato, e o que tem feito para consumir as REDES SOCIAIS de forma SAUDÁVEL .
No meu Instagram @grasirosamkt, além de falar sobre o meu trabalho, gosto muito de abordar temas como liberdade e empreendedorismo feminino. Sinta-se à vontade para visitar meu perfil!