O que é linha editorial e como elaborar a sua

O que é linha editorial e como elaborar a sua

Você já sentiu que está sem criatividade e travado para gerar os conteúdos para as suas redes sociais? Uma das causas pode ser a falta de definição da sua linha editorial. 

A linha editorial é uma lista dos temas que você irá abordar nos seus conteúdos. Ela vai te ajudar a manter o foco e a ser consistente dentro de um assunto principal, assim você não confundirá sua audiência com assuntos distintos e aleatórios o tempo todo.

Seria uma forma de segmentar o conteúdo, e dessa forma, ganhar autoridade no tema proposto e um público mais específico. 

Construir uma linha editorial ideal, não é complicado, mas demanda atenção em relação a dados e pesquisas. É preciso entender de forma clara qual é o serviço ou produto oferecido pela sua empresa.

Por que é importante?

Além de ajudar a não se dispersar com muitos assuntos, que não estão relacionados com a sua persona, ter uma linha editorial definida vai ajudar na construção da sua autoridade, você será notado e valorizado pelo que você faz. Os seguidores vão relacionar você com os assuntos que aborda. A frequência vai mostrar que você entende com profundidade sobre aquilo que fala. 

A linha editorial vai manter os seus conteúdos dentro de temas específicos, o que vai gerar repetição e lembrança de quem te segue. Isso também ajudará você a ter novas ideias de postagens, a criar conteúdos úteis à sua persona, diferentes e verdadeiros.

Como definir e usar

Escolha 3 temas primários relacionados ao seu nicho e dentro deles defina os temas secundários.

Vou te dar o exemplo da minha linha editorial, onde meu tema geral é Gestão de Marketing Digital.

A partir disso temos 3 temas primários: 

  1. Marketing de Conteúdo;
  2. Mídias Sociais;
  3. Empreendedorismo Digital.

Que se subdividem dessa forma:

1 – Marketing de Conteúdo:

  • Multicanais
  • Autoridade
  • Vendas
  • Influenciadores

2 – Mídias Sociais:

  • Estratégia 
  • Metodologia
  • Instagram
  • LinkedIn

3 – Empreendedorismo Digital:

  • Produtividade
  • Delegar/Terceirizar
  • Liberdade
  • Feminino/Maternidade

Sempre mantenha esses temas, siga a sua linha editorial. Foque na sua persona, nas suas dores e desejos, gere autoridade.

No feed siga à risca essa linha editorial, já nos stories, você não precisa seguir com tanto rigor, pode variar os temas para gerar mais conexão. Eles podem ser mais espontâneos, humanizados, mostrando um recorte da sua vida.

Agora ficou muito mais claro, não é?

Então é colocar a mão na massa para produzir seus conteúdos!

Confira aqui algumas dicas de como montar seu planejamento de conteúdo semanal 😉.

Deixe um comentário