12 gatilhos mentais poderosos para vender

12 gatilhos mentais poderosos para vender

Gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe, capazes de provocar uma reação na tomada de decisão. Não é hipnose ou algo do tipo, nossa mente toma decisões com base em um contexto social e emocional, que podem provocar um sentimento favorável ou desfavorável, por isso é preciso utilizar esta técnica com responsabilidade e foco nos objetivos. 

Eles aparecem em anúncios, posts, legendas e textos em geral. Devem ser usados no momento certo de cada negociação.

Você usa gatilhos mentais nos seus conteúdos?

1. Curiosidade

Frases que aguçam a vontade de continuar lendo, por exemplo: você precisa saber o que aconteceu… Vou te contar a coisa mais importante na hora… Não vou guardar esse segredo…

2. Novidade

Quem não gosta de uma novidade? Pessoas adoram conhecer e experimentar coisas novas. 

Lançamento! Em primeira mão!

3. Facilidade

Construir frases indicando a facilidade de fazer ou obter algo.

Nunca foi tão fácil… Em apenas 1 clique…

4.Prova Social

Uma maneira de aguçar a necessidade do indivíduo de ser aceito e conviver bem em grupo. É convencer de que ele precisa de um produto/serviço para fazer parte de um grupo ou comunidade. Aqui pode ser utilizado frases como: Seja um dos mais de xxx clientes… Confira o depoimento…

5. Escassez

É basicamente incitar a sensação de perda, induzindo seu lead/cliente a ficar com medo de ficar sem o produto ou serviço. Segue alguns exemplos: Última semana… Você tem até x horas… Últimas vagas…

6. Afinidade

Crie afinidade mostrando que já passou pelo mesmo problema ou “dor” dos seus seguidores.

7. Autoridade

Mostre sua experiência e conhecimento no que mais sabe fazer para aumentar a confiança de quem está a procura do seu produto/serviço.

A melhor opção para… Referências em… Esse método foi comprovado com mais de x pessoas…

8. Antecipação

Aqui a ideia é mexer com a expectativa em relação ao futuro, criar boas perspectivas sobre o lançamento de um produto ou serviço. Exemplos de como utilizar: Ative as notificações… Inscreva-se para saber em primeira mão…

9. Especificidade

Fazer listas específicas para levar praticidade para quem busca soluções rápidas, facilite a vida dos seus possíveis clientes!

4 atitudes para conseguir… Siga estes 7 passos para…

10. Exclusividade

Nesse gatilho o objetivo é trabalhar a vaidade, de mostrar que pode adquirir algo de valor, de ser único e importante.

Você foi selecionado… Esse conteúdo é exclusivo…

11. Pertencimento

Ninguém vive sozinho, aqui você pode trabalhar o sentimento de comunidade, de fazer parte de um grupo. 

Você faz parte… Junte-se a nós…

12. Inimigo comum

Faça com que seus leads/clientes sintam que você passou pela mesma dor ou problema, e que teve uma solução. 

Assim como você… Você também sofre com isso?

Os gatilhos mentais podem fazer a diferença na estratégia da criação dos seus conteúdos, criando conexão com a audiência e levando-os mais facilmente para a tomada de alguma ação, como cliques, comentários e compras.

Pensando nisso, a Dizz montou um ebook gratuito com “28 Ctas para melhorar o engajamento dos seus posts”. Clique aqui para adquirir o seu!

Deixe um comentário