Como contar a sua história nas mídias sociais
Hoje, além de trazer ideias úteis para você escrever a sua história, quero fazer uma reflexão sobre como contar a nossa história se tornou mais do que apenas relembrar momentos importantes da nossa vida.
É uma maneira de nos conectar com nosso público-alvo, mostrar o lado humano atrás do profissional.
É importante entender como contar nossa história de maneira autêntica e impactante.
Mas afinal, como construir a sua história de forma clara e envolvente.
Fique até o final para entender!
Por onde começar
Em algum momento você vai precisar escrever a sua história, seja nas redes sociais, num processo seletivo, isso vai acabar acontecendo. Então é bom você saber como escrevê-la.
Uma das etapas da minha Consultoria de LinkedIn é escrever o resumo e o meu maior desafio é fazer com que os meus clientes escrevam a sua história e de forma atrativa e inspiradora.
Depois de consumir materiais de apoio, leituras sobre o tema e muitas histórias já contadas, desenvolvemos técnicas e frameworks que ajudam nossos clientes a organizar as informações e colocar no papel suas histórias de vida.
Você pode conferir neste post “Como criar o seu resumo no LinkedIn”, algumas informações de como montar o seu resumo de forma mais assertiva.
Trama mestre
E um método para que eles (as) encontrem um caminho para começar a contar sua história, é colocá-los dentro de uma “trama mestre” como no cinema mesmo, que seria uma abordagem envolvente que melhor se encaixa em cada história.
Recentemente fiz uma mentoria de Branding Pessoal em que também tive que reescrever a minha história profissional, e um dos materiais de estudo utilizado foi o livro The Seven Basic Plots – de Christopher Booker.
Ele fala sobre 7 tramas básicas para marcas, que tem tudo a ver com o método que eu já utilizava com os meus clientes. Então, eu consegui complementar o meu conhecimento, enriquecer o resumo da minha própria história e a minha consultoria.
Se isso ainda está confuso pra você, vou exemplificar com a minha história.
Veja este exemplo
Uma das “tramas” que eu uso é “Superar o Monstro”.
Existe uma ameaça para o nosso herói e ele deve lutar e matar esse monstro. Quando ele conseguir fazer isso, ele sai triunfante.
Foi o que aconteceu quando tive que reinventar o meu negócio depois da pandemia. Um obstáculo que precisava ser superado e eu conto como encontrei a solução – como matei o monstro.
Por último, onde/como falar sobre você.
No Instagram, você pode usar os destaques. Dá uma olhada no meu, em “Comece aqui”.
Outra forma seria criar o típico post “Quem sou eu”. Você pode fixá-lo no Feed.
E no LinkedIn, no Resumo. Já fiz alguns posts com ótimas dicas para escrever o seu resumo.
Agora é com você!
O que você está esperando para escrever a sua história?
Você já usa alguma técnica para contar a sua história?
A Dizz vem transformando as mídias digitais de empreendedores, profissionais liberais, autônomos e pequenas empresas através da consultoria para Instagram “Insta 5 Estrelas” e também através do método “LinkedIn, 18 passos para um perfil de sucesso”, para otimizar resultados na rede IN.
Confira qual destes métodos poderá ajudar a alavancar seu Instagram ou LinkedIn!